quarta-feira, 31 de julho de 2019

Memória da Educação Escolar de Guanambi...








Por Mageli Malheiros


Quem não se lembra da sua primeira escola... Um lugarzinho importante na formação de qualquer indivíduo, além da construção da identidade individual e coletiva, ou seja,  a escola inserir aos sujeitos conhecimentos e conceitos básicos da vida. Nos aspectos da vivência escolar na multiplicidade cultural presente, as pessoas produzem sentidos e significados. O texto abaixo extraído do livro Memorial da Educação de Guanambi descreve algumas informações das instituições educacionais públicas da cidade de Guanambi-Bahia. 

Grupo Escolar Municipal Assis Freire

O Grupo Escolar Municipal Assis Freire situado no Povoado de Morrinhos, distrito de Guanambi- Bahia, atendia a princípio alunos com faixa etária entre 04 a 16 anos de idade matriculados nos cursos de educação Infantil e ensino fundamental entre os turnos matutino e vespertino.

Quem foi Assis Freire?
A respeito do Patrono da Escola Assis Freire não se sabe nada. “Segundo o ex-vereador, Sr. Antônio Teixeira de Azevedo (in memorian), em uma de suas viagens, ficaram amigos e, em consideração a essa amizade, resolveu denominar, através do decreto nº 08/1984, de Grupo Escolar Municipal Assis Freire” (2004, p.24).

Unidade Escolar Municipal Castro Alves

A Unidade Escolar Municipal Castro Alves, situada em Mutans, distrito de Guanambi-Bahia, a princípio atendia os alunos que concluírem o antigo primário. É importante destacar que foi o primeiro Colégio Municipal de Mutans no final da década de (80), criou-se o 2º grau com o ensino médio e inclusive o curso de magistério, com duração de três anos.

Quem foi Castro Alves?
Antônio Frederico de Castro Alves é um dos poetas de maior popularidade do Brasil, a qual pertenceu à terceira geração de românticos, o que levou também a ser, mais tarde, o chamado poeta dos escravos.

Escola Joaquim Dias Guimarães

A Escola Joaquim Dias Guimarães, situada no Bairro Santo Antônio em Guanambi-Bahia, surgiu a necessidade de criar a referida escola devido ao grande número de crianças residentes ao Bairro, mas começou atender aos Bairros Santa Catarina e Centro, como as Fazendas Caiçara, Chico Fernandes, Corujas e Morro do Carro.

Quem foi Joaquim Dias Guimarães?
“Doador das terras de Beija-Flor (atual Guanambi) à Paróquia de Santo Antônio, em 08 de maio de 1870. Nasceu na Fazenda Carnaíba de Dentro Guanambi-Bahia, no ano de 1813 e faleceu em 1899” (2004, p.32).      
  
MENDES, Elzir Ivo Fernandes. et al. Memorial da educação de Guanambi, parte I. Guanambi: Gráfica Papel Bom, 2004.

* Imagem retirada do Google Imagens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário