Por Mageli Malheiros
Quem não se lembra da sua primeira escola... Um lugarzinho importante na formação de qualquer indivíduo, além da construção da identidade individual e coletiva, ou seja, a escola inserir aos sujeitos conhecimentos e conceitos básicos da vida. Nos aspectos da vivência escolar na multiplicidade cultural presente, as pessoas produzem sentidos e significados. O texto abaixo extraído do livro Memorial da Educação de Guanambi descreve algumas informações das instituições educacionais públicas da cidade de Guanambi-Bahia.
Grupo Escolar Municipal Assis Freire
O Grupo Escolar Municipal Assis Freire situado no Povoado de Morrinhos, distrito de Guanambi- Bahia, atendia a princípio alunos com faixa etária entre 04 a 16 anos de idade matriculados nos cursos de educação Infantil e ensino fundamental entre os turnos matutino e vespertino.
Quem foi Assis Freire?
A respeito do Patrono da Escola Assis Freire não se sabe nada. “Segundo o ex-vereador, Sr. Antônio Teixeira de Azevedo (in memorian), em uma de suas viagens, ficaram amigos e, em consideração a essa amizade, resolveu denominar, através do decreto nº 08/1984, de Grupo Escolar Municipal Assis Freire” (2004, p.24).
Unidade Escolar Municipal Castro Alves
A Unidade Escolar Municipal Castro Alves, situada em Mutans, distrito de Guanambi-Bahia, a princípio atendia os alunos que concluírem o antigo primário. É importante destacar que foi o primeiro Colégio Municipal de Mutans no final da década de (80), criou-se o 2º grau com o ensino médio e inclusive o curso de magistério, com duração de três anos.
Quem foi Castro Alves?
Antônio Frederico de Castro Alves é um dos poetas de maior popularidade do Brasil, a qual pertenceu à terceira geração de românticos, o que levou também a ser, mais tarde, o chamado poeta dos escravos.
Escola Joaquim Dias Guimarães
A Escola Joaquim Dias Guimarães, situada no Bairro Santo Antônio em Guanambi-Bahia, surgiu a necessidade de criar a referida escola devido ao grande número de crianças residentes ao Bairro, mas começou atender aos Bairros Santa Catarina e Centro, como as Fazendas Caiçara, Chico Fernandes, Corujas e Morro do Carro.
Quem foi Joaquim Dias Guimarães?
“Doador das terras de Beija-Flor (atual Guanambi) à Paróquia de Santo Antônio, em 08 de maio de 1870. Nasceu na Fazenda Carnaíba de Dentro Guanambi-Bahia, no ano de 1813 e faleceu em 1899” (2004, p.32).
MENDES, Elzir Ivo Fernandes. et al. Memorial da educação de Guanambi, parte I. Guanambi: Gráfica Papel Bom, 2004.
* Imagem retirada do Google Imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário