sábado, 29 de setembro de 2018

Um pouco da história de Guanambi - BA







Por Mageli Malheiros


A cidade de Guanambi - BA está localizada no estado da Bahia distante 796 km a sudoeste de Salvador. Em 1880 era o Distrito de Paz de Beija-Flor e pertencia ao município de Palmas de Monte Alto, somente em 1919 foi municipalizada. O comércio de Guanambi iniciou debaixo de um umbuzeiro1 em que se localiza atualmente a Praça Coronel Cajaíba e em 1951 foi inaugurado no local o Mercado Municipal de Guanambi.

Guanambi - BA -  Nossa cidade, nossa casa...

A história é importante para a formação do cidadão, pois compreender o passado a partir das referências do presente é uma projeção para o futuro.
A cultura popular de Guanambi foi marcada por uma variedade de pessoas simples que perambulavam pelas ruas e que estão vivas na memória dos antigos cidadãos guanambienses2.
O texto abaixo estar em forma de um Roteiro Teatral a qual apresento-lhe alguns dos personagens folclóricos de Guanambi -BA com suas características memoráveis: 

  • Maria Puxadinha;
  • Batuque;
  • Delvita;
  • Edmundo;
  • João Pintor;
  • Chico Satélite.

Nesse momento entra em cena o personagem João Pintor...

– Olá Querido Público!!!!!!!  Vamos viajar no tempo...
– Vamos conhecer um pouquinho sobre a história da cidade de Guanambi?

João Pintor continua a falar: – Quero contar o folclore de minha terra, quero contar com alegria, quero contar os valores dos seus tipos populares, quero contar noite e dia...
João Pintor: – Com seus cabelos de pixuim, com uma lata e uma rodilha, indo ou voltando da Lagoa do Pote, aparece Maria Puxadinha, nos lembra de uma solidão sem fim...
João Pintor: – O que me faz ter inspiração para pintar quadros e esculpir a imagem de minha conterrânea Maria Puxadinha.
João Pintor: – Para animar a história, conto ainda os valores de nossa guanambiense Delvita, amiga das flores.
João Pintor: – Quero contar a nossa história com Edmundo e seu cavaquinho, bravo sertanejo baiano que não larga a sua viola de jeito nenhum.
João Pintor: – Quero contar, com alegria, os tipos populares de Guanambi. Quero contar os valores dessa gente, perto e longe daqui aparece o nosso amigo Batuque, conhecido como o homem das agulhas e propagador de notícias, passa diariamente no alvorecer do dia, anunciando de forma grotesca os fatos...
Batuque fala:
– Oh! Bem! Já viu? O senhor José morreu, nesta madrugada, o enterro vai ser hoje, às quatro horas, tá marcado.
João Pintor: – Olha só quem aparece agora!!!! O nosso amigo Chico Satélite que estudou no Grupo Escolar Getúlio Vargas3, saber ler e escrever e conhecedor dos números!!!!

Nesse momento entra em cena cantando o personagem Chico Satélite...

Chico Satélite: – Eu não sou cachorro não, Eu não sou cachorro não...  E continua a cantar!!!
João Pintor: – Chico Satélite admira o ilustre cantor sertanejo caetiteense4, Waldick Soriano5, e com muita euforia usa a mão direita imitando um microfone e cantarola: Eu não sou cachorro não...
João Pintor: – De forma grandiosa, essas pessoas populares contribuíram para a construção da história de Guanambi que estará presente nas lembranças de um povo no Alto Sertão Baiano.

– Como é bom viagem pelo tempo...  E relembrar os inesquecíveis personagens folclóricos de Guanambi - BA. Uma história rica e bem guardada na memória popular.  


1 uma Árvore Sagrada do Sertão que pode crescer até 6 metros de altura por 15 metros de diâmetro, as folhas com gosto "azedinho", também são usadas como alimento pelos seres humanos. O fruto do umbuzeiro é denominado umbu ou imbu.
2 Quem nasce na cidade de Guanambi - BA é chamado de guanambiense.
3 Escola Getúlio Vargas - situada no centro da cidade de Guanambi - BA.
4 Quem nasce na cidade de Caetité - BA é chamado de caetiteense.
5 Waldick Soriano  nascido em Caetité, 13 de maio de 1933 foi um cantor e compositor brasileiro, ícone da música classificada como brega.

Referências:

GUANAMBI. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Guanambi>. Acesso em: 28 de set. de 2018.
SANTOS, Terezinha Teixeira. Lembranças de um povo. Gráfica Giordani, Guanambi: Ba, 2002.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Guanambi de flor em flor. Guanambi: Gráfica Giordani, 1996.
UMBUZEIRO. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Umbuzeiro>. Acesso em: 28 de set. de 2018.
WALDICK SORIANO. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Waldick_Soriano>. Acesso em: 28 de set. de 2018.


                                                                      Maria Puxadinha


                                                                       Batuque






 

* As imagens dos personagens folclóricos de Guanambi foram retiradas do livro Lembranças de um povo da autora Terezinha Teixeira Santos.

* A imagem da cidade de Guanambi disponível em: <https://no.wikipedia.org/wiki/Guanambi >. Acesso em: 28 de set. de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário